Facebook


As melhores dicas para você enquadrar fotos para o Facebook [ilustração]


Conheça algumas regrinhas básicas da fotografia para não errar na hora de selecionar suas fotos de perfil.


A foto de perfil para o Facebook é seu cartão de visitas. Apenas uma imagem pode mostrar muitas coisas que vão além de um rostinho bonito — seu estilo, preferências e personalidade. Por isso, é importante escolher bem o que vai aparecer, não só ali, como em sua imagem de capa.
Dessa forma, nós aqui do Tecmundo reunimos algumas dicas de enquadramento que podem ajudar você a selecionar melhor o que vai ser utilizado, principalmente na hora de cortar a foto para adequá-la ao espaço ou remover outras pessoas da imagem. São aspectos básicos da fotografia que você pode colocar em prática para deixar seu perfil ainda mais bonito e atraente.

Regra dos terços

Antes de apresentar os aspectos da fotografia de pessoas e retratos, uma breve introdução sobre esta regra sagrada se faz necessária: divida a sua fotografia em nove pedaços, com duas linhas horizontais e duas linhas verticais. Seu assunto principal deve estar localizado em um dos quatro pontos de cruzamento para que ele tenha um maior destaque.
As melhores dicas para você enquadrar fotos para o Facebook [ilustração] (Fonte da imagem: Dani Starck)
É claro que essa não é uma regra inquebrável (nenhuma delas é, afinal), mas pensar assim pode ajudar você a criar belas imagens. Nosso instinto inicial é colocar o objeto ou a pessoa no centro da imagem, mas, em muitos casos, o deslocamento a partir da Regra dos Terços pode produzir um efeito muito mais bonito.
E lembre-se: nós fazemos a leitura de uma imagem assim como a leitura de um texto, da esquerda para a direita. Portanto, se o que você quer mostrar estiver à esquerda da imagem, ele será o foco principal de sua fotografia.

Atenção ao corte!

Depois de lançar esse olhar um pouco mais aprimorado, chegou a hora de escolher a sua foto de perfil. E aí que aquela foto da balada, com mais cinco pessoas em volta, é a que você mais gostou. Como proceder?
O próprio Facebook permite que você corte a imagem antes de aplicá-la como foto do perfil. Sendo assim, você não precisa nem mesmo utilizar um editor de imagens para adaptar fotografia.
No entanto, é preciso observar que o arquivo que está hospedado no Facebook tem um tamanho limitado, e um corte muito pequeno da foto pode resultar em uma imagem pixelada. Sendo assim, realizar cortes em um editor de imagem utilizando o arquivo original pode trazer resultados melhores — e qualquer aplicativo básico tem essa função, sem precisar do pesado e caro Adobe Photoshop.

Cuidado com membros e partes do corpo

Aqui nós apresentamos nossa dica mais valiosa: o cuidado com o corte do corpo e rosto. Essas palavras valem não só para a sua foto do Facebook como para a vida, já que qualquer retrato pode ficar melhor com essas dicas.
Basicamente, você não deve realizar cortes de membros muito perto das articulações. Evite cortar cotovelos, joelhos, mãos, dedos, cabeça e pulsos, pois o resultado pode ficar desastroso e, pior, incômodo! Portanto, use como base a imagem abaixo, e isso independe da posição da pessoa fotografada ou, no caso, de você mesmo na sua foto para o perfil do Facebook.
As melhores dicas para você enquadrar fotos para o Facebook [ilustração]

Mas por quê?

Aqui temos uma questão importante: ok, eu não devo realizar esses cortes de membros e articulações, mas qual é o motivo? A maioria dos fotógrafos vai simplesmente dizer que isso é esquisito. E, de fato, é.
Mas essa não é a resposta adequada, afinal já aprendemos há muito tempo que “porque sim não é resposta”.  Existe sim uma explicação científica para isso, um porquê de fotos com membros cortados provocarem um certo desconforto visual.
Nossa mente fica incomodada com a falta de um pedaço na imagem e tende a, imediatamente, querer completar a pessoa. Em nosso subconsciente, nós sabemos que há mais para aparecer e um membro mal cortado acaba resultando na rejeição da imagem, pois ela não nos parece adequada.
Os pontos mais críticos são logo abaixo do joelho ou do cotovelo. De forma geral, a dica é ficar longe de articulações, sempre garantindo alguns centímetros de folga. Mãos sempre precisam de dedos, tornozelos precisam de seus pés e o mesmo vale para o pescoço, para evitar o efeito de uma cabeça flutuante.
Observe as diferenças nas imagens. Primeiro, os exemplos errados:
As melhores dicas para você enquadrar fotos para o Facebook [ilustração] (Fonte das imagens: Shuttersotck)
Veja como a mão do modelo ficou solta na imagem e nem parece ser realmente dele. Poderia ter sido facilmente recortada de outra foto e inserida ali. A modelo também fica estranha, com um corte abrupto em suas articulações, o que acaba deixando a foto muito estranha.
Agora veja dois exemplos de recortes bem feitos:
As melhores dicas para você enquadrar fotos para o Facebook [ilustração] (Fonte das imagens: Shuttersotck)
Aqui temos dois recortes que deixam braços e dedos inteiros, sem provocar aquela sensação de que algo está  "incompleto", deixando a foto muito mais agradável aos olhos.
É claro que a fotografia é um campo ilimitado e existem vários enquadramentos que você pode explorar. Alguns cortes diferentes podem ser muito legais, mas isso varia bastante de acordo com o contexto e o objetivo da imagem.
Aqui estamos falando de como deixar suas fotografias de perfil mais interessantes, realizando cortes em imagens que já existem para produzir um efeito legal. Então, pense nessas dicas para a sua próxima foto e, também, na hora de fotografar, para ter efeitos ainda mais interessantes!


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/fotografia-e-design/38075-as-melhores-dicas-para-voce-enquadrar-fotos-para-o-facebook-ilustracao-.htm#ixzz2PW1ebPLn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário: